segunda-feira, 18 de junho de 2007

Vida a bordo

A vida a bordo e uma surpresa todos os dias. Cada hora que passa aprende-se mais uma regra ou contam-nos mais um segredo ou conhece-se mais uma pessoa.
A rotina apodera-se do nosso corpo e deixamos de ser controlados pela nossa mente para passar a ser-mos comandados pelo relogio.
Hoje acordei as 4 da manha e so termino as 9 da noite. E dia de turnaround, ou seja, terminou mais um cruzeiro, o navio da meia volta, desembarca 2000 passageiros, embarca outros tantos e vira o disco e toca o mesmo. Todas as equipas trabalham em conjunto e e um dia de grande esforco para todos.
A bordo vivemos com os outros mas na verdade estamos sozinhos. Conhece-se muita gente mas cada um de nos e responsavel pelas suas atitudes e ninguem esta verdadeiramente preocupado se algo nao esta a ser do nosso agrado. E o salve-se quem puder. Ja vi algumas situacoes que me surpreenderam mas pelos vistos faz parte; ha que confiar em nos e basta.
Ontem quase me senti em Portugal, quando cheguei para jantar tinha um bifinho com muito alho e um arrozinho de ervilhas a minha espera, especialmente preparado por um portugues que tem aqui boas coneccoes e que arranja assim uns petiscos de vez em quando. Que manjar! E eu que ate nem gosto de ervilhas..
Hoje fiz o meu primeiro balanco de caixa, tinha 1.61 dollars a mais o que se pode considerar excelente porque ter nas nossas maos 8000 dollars na mao 24horas/7 dias por semana e realmente esgotante. Estou satisfeita:)
Vou despedir-me mais uma vez com um beijinho muito grande para todos. Faz hoje um mes que sai de Portugal mas para ser honesta nao dei conta do tempo passar. Aqui vive-se dia a dia.

Beijinho especial para a prima Claudia que faz amanha (19 de Junho) 24 aninhos.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

passou o cansaco

meus caros amigos e familia.. ja passou o cansaco:) tenho estado muito bem.. os dias passam tao rapido que as vezes quando dou conta ja passou mais uma semana.. tenho trabalhado nos parametros razoaveis, tipo 8 ou 9 horas por dia mas com bastante tempo para descansar pelo meio e a noite ha sempre uma festa para ir. finalmente, comeco a sentir-me em casa. ja faco o meu trabalho com alguma naturalidade, embora de vez em quando sinta que o meu cerebro nao suporta mais informacao.
continuo a fazer o mesmo itinerario mas nao me canso de ver isto... sempre que posso vou fazer excursoes e tenho aproveitado ao maximo para passear e divertir-me. o grupo de portugueses que conheci aqui e muito fixe e costumamos juntar-nos a noite.
hoje fui aos correios a correr para mandar uns postalitos para a terrinha mas ja apanhei fechado, assim que puder envio.. ah.. e para a familia vou enviar um cd com uns videos e umas fotos..
bem.. vou embora que tenho o meu colega indiano a minha espera la fora e queremos ir andar de teleferico eh eh..
muitos beijinhos a todos
***********

sexta-feira, 8 de junho de 2007

chegou-me o cansaco aos pes

ola familia e amigos,
antes de mais obrigada a todos pelos vossos comentarios, tenho adorado. (confesso que o da filipinha me comoveu!!)
hoje la fui no meu tour, foi espectacular. tirei montes de fotos que vou partilhar convosco assim que puder..
neste momento sao 11 da noite, acordei as 6 da manha, o dia foi duro.. ah pois e.. voces so ouvem falar dos tours e das paisagens e das condicoes mas aqui tambem se trabalha.. tou muito cansada e os meus pezinhos estao uma lastima, mas hei-de aguentar-me..
amanha vou fazer um curso de combate a incendios, dizem que aquilo e muito engracado e ate nos disseram para levar a maquina fotografica..
estou contente com a minha nova colega de quarto, e uma alema, chama-se carina mas ja acaba o contracto daqui a um mes, por isso, hei-de arranjar uma outra em breve.. saberao de tudo como ja e costume. apesar de tudo, ja sinto a falta do grupo com quem fiz o curso..
bem, estou tao cansada que o meu discurso nao me esta a parecer nada coerente. assim que puder escrevo com calma..
beijo grande a todos.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Tour de borla

Meus caros amigos, e com grande satisfacao que vos comunico que amanha vou fazer o meu primeiro tour de borla.
Tudo tem sido novo aqui no Island mas ha que aprender e adaptar outra vez. Estou muito feliz por ter encontrado ja muitos portugueses, ontem a noite ja fizemos uma festa. As noticias aqui do Island vao ser mais espacadas porque nao ha wireless e a net a pagar nao e muito barata mas sempre que puder escrevo. Continuo a amar e nao me canso de dizer para mim mesma "I love my job". Um beijo grande a todos.
(Desculpem a falta de acentos mas como sabem os ingleses nao usam dessas coisas!)

segunda-feira, 4 de junho de 2007

I LOVE MY JOB - PARTE 2


DEFINITIVAMENTE I LOVE MY JOB!!
Fui às compras em Anchorage, é tudo muito barato!
Quando voltei, estive na esplanada a beber umas cervejinhas e a comer uns nachos.. Que lindo que foi.. Uma paisagem maravilhosa. O hotel é mesmo em frente a um lago enorme onde estão constantemente a aterrar e a levantar hidro-aviões. É rodeado de verde. Está um sol quentinho. Um sonho. Quem me dera que todos vocês pudessem um dia viver isto.. São 8 da noite e o sol está lindo.. Há-de estar assim por horas e horas.. Chegou Junho.. Não há noite no Alaska.

domingo, 3 de junho de 2007

Cada um para seu navio!

Depois:



Antes:


Estou no hotel em Anchorage, no mesmo em que fiquei na noite em que cheguei. Vou cá ficar 2 dias e na Segunda Feira embarco definitivamente no Island. Merecidíssimos 2 dias de folga.


O grupo que era já não é. Cada um foi enviado para o seu barco, separamo-nos todos hoje à tarde no aeroporto de Anchorage. Foi triste. Agora comigo está só a Nadine, da Nova Zelândia. Vai ser a minha companheira de cabine nos próximos 5 meses.


Ontem fizemos um jantar de despedida, compramos uma prenda para o Mark, o nosso formador, e depois bebemos um copo para descontrair e comemorar o fim do curso. Mas à tarde é que foi giro, recebemos os diplomas da mão do PSD (Passenger Services Director) que é o maioral lá do departamento do hotel e fomos tirar fotos com ele e com o capitão.. ah pois é.. eu ainda não tenho as fotos disponíveis mas vocês vão ver quem tava mesmo ao lado do capitão.. já sabem que eu não deixo a coisa por menos! Foi muito engraçado e muito emocionante. Tenho que confessar que veio a lagrimita ao olho. Depois seguiu-se a formalidade da coisa.. Dois dedos de conversa, canapés, cocktails e as saudações do costume. Tipo filme. Ah pois foi!!


Vou ver se durmo. Tou mal disposta. Já me disseram que é normal. Quando o corpo se habitua ao mar, depois quando chega a terra estranha.


Deixo-vos estas duas fotos com o antes e o depois. As do capitão e do PSD vêm amanhã.
No antes, é o grupo todo e uma técnica de segurança que lá havia muito porreira.
No depois, é o grupo todo menos a Fabiana que estava a tirar a foto enquanto esperávamos que o capitão nos recebesse.


Private joke

Meu Deus, porque sois tão bom? Tenho muita pena de não ter aproveitado. Ajudai-me a não voltar a recusar..







Não me lembro se já disse ou não mas eu escrevo os emails na cabine e quando vou ao bar envio todos aos mesmo tempo para poupar tempo. Só temos wireless lá.
Neste momento estou sentada na secretária da minha cabine, acabei de fazer o meu último teste e já tenho o resultado, tive 100%. O curso por aqui está terminado. Hoje é Quinta. Sábado vou para o hotel em Anchorage e Segunda começo no Island. Vai ser óptimo ter 2 dias para descansar.
Ontem houve uma grande festa no bar da tripulação. Este pessoal é maluco. Imaginem um espaço tipo do tamanho do EN cheio de gente a curtir, como se fosse uma verdadeira discoteca. Luzes, som, balões, alguns sóbrios outros nem tanto.. O estranho da coisa era uns doidos que andavam para lá vestidos de anjos, com asas do tamanho de uma mesa redonda e outros vestidos (ou melhor, despidos) de prisioneiros.. lol.. até fizeram umas jaulas em papel de alumínio e os maluquinhos íam lá para trás dançar.. Enfim.. Uma noite divertidíssima! Ao fim de algum tempo dei comigo a pensar.. "Como é possível que uma coisa desta dimensão possa estar daqui a duas ou três horas no fundo do mar?"
Isto é uma verdadeira plataforma humana! 4000 pessoas! Ontem tivemos um curso intensivo de segurança a bordo. Desde que chegamos aqui que somos testados todos os dias sobre questões de segurança. Durante essas duas horas tivemos o responsável pela segurança a falar-nos de acidentes do passado recente e explicar-nos como tudo se processa em caso de emergência. Até agora, como estavamos em training, se houvesse algum problema agiamos como passageiros, a única coisa que tinhamos que fazer era dirigirmo-nos para a nossa área de segurança com os coletes salva-vidas e nada mais. A partir de hoje temos várias funções acrescidas. Somos nós que orientamos os passageiros e que lhes damos instruções sobre como agir. A Princess tem os mais altos níveis de segurança a bordo. Altamente reconhecida pelos seus profissionais e equipamento, mas como todos sabemos, um dia, o azar bate à porta e há pouco tempo atrás, o Star Princess, incendiou-se às 2.30h da manhã. Esteve a arder durante 8 horas porque alguém resolveu atirar um cigarro borda fora e ele retornou numa das varandas de uma cabine, caíu em cima de uma toalha de praia e foi o suficiente. O navio activou o estado de emergência e houve apenas uma perda humana a lamentar devido a um ataque cardíaco. Há imagens a circular na net que mostram bem no estado em que o barco ficou. Vimos filmes e documentários sobre alguns outros que infelizmente já estão lá no fundo. Foi impressionante, confesso que até me vieram as lágrimas aos olhos, mas não se preocupem que já passou! Agora estamos todos muito bem instruídos e faremos simulações todas as semanas. Os passageiros são obrigados a estar presentes na palestra de segurança, no 1º dia do cruzeiro, antes do barco começar a navegar, caso contrário, ficam em terra.
Mas falemos das coisas alegres que tristezas não pagam dívidas. Estou a navegar no Pacífico, saímos há pouco da Glacier Bay e vamos em direcção a College Fjord. Glacier Bay é qualquer coisa de magnífico. É uma baía (como a próprio nome indica) rodeada por 16 glaciares. Conforme vamos avançando para dentro, mais azul é o gelo, mas selvagem a natureza e mais ficamos sem respiração. Só apetece olhar, olhar, olhar e de preferência não falar. É nesta zona que se vêem muitas baleias, mas não devem ser assim tantas porque ainda não vi nenhuma.. lol.. Amanhã em College Fjord é Ursos, espero ter mais sorte que na semana passada, porque, se bem se lembram, também não vi nenhum. Coitadinhos dos Ursos, com o degelo os glaciares vão partindo, soltam-se e dispersão pelo mar em forma de Icebergs. Os pobres ursinhos ficam lá em cima na vidinha deles, aquilo começa a derreter.. a derreter.. a derreter.. e os bichos morrem afogados. É triste. Já sabia isto do filme do Al Gore, mas hoje ver o gelo a partir-se á minha frente a meia dúzia de metros, partiu-me o coração. E faz um barulho ensurdecedor. Não sei se já vos disse mas quando sair daqui vou-me juntar à Green Peace.. lol.. Estou a brincar, ou não, vou pensar melhor mas desde já faço um apelo:
"Separem o lixo, não custa assim tanto. Reutilizem material, por exemplo, usem o verso das folhas de apontamentos antigos. Enquanto esperam que a água aqueça para tomarem banho, encham um balde com a água fria e usem-na na sanita, economizam uma descarga. Não peguem no carro para ir ali ao bar da esquina, poupam o ambiente, poupam-se a vocês e ainda poupam uma eventual multa por excesso de alcoól no sangue."
Notas de rodapé:
*Hoje pela primeira vez tive que tomar um comprimido para o enjôo, o mar está com muita ondulação.
*Ainda não vi baleias nem ursos mas já vi pinguins!
*Já saímos de alerta vermelho, não tem havido casos de NLV.
Um beijo grande a todos.