terça-feira, 29 de maio de 2007





Como vos disse antes, a minha próxima casa chama-se Island Princess, é mais estreito do que este mas mais comprido porque foi desenhado para fazer o canal do Panamá que é para onde vou em Setembro. Ontem estive a ver os itinerários que vou fazer.. Vou passar por Los Angeles, México, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, Guatemala, Colômbia e Jamaica..
Acordo às 7h todos os dias, tomo o meu banhinho e vou para o pequeno-almoço às 8h. Às 8.30h juntamo-nos todos para o curso. Nos primeiros dias foi mesmo aulas para entendermos como isto funciona, mas agora já fazemos prática. Vamos até à recepção ver os outros a trabalhar e fazemos pequenos serviços como preencher traveler cheqs ou recibos e atendemos o telefone; também já ajudamos na shore excursions, guiamos os passageiros para fora do barco e organizamo-los em grupos. Neste momento estou em Ketchican, o barco hoje não pode atracar por isso há botes que vêm buscar os passageiros e a tripulação que quer ir a terra.. Nem sabia que isto dava para fazer..
À noite, quando terminamos o trabalho, costumamos juntar-nos para jantar e depois cada um faz uma coisa diferente: ou jogamos cartas, ou matrecos. Alguns vão aos bares, outros ao ginásio, outros simplesmente passeiam pelo barco a ver as lojas e as vistas. Ontem fui para a cabine ver "Em busca da felicidade", temos 3 canais de filmes, é muito fixe porque há sempre por onde escolher. Também se pode ir ao supermercado, às máquinas (não podemos ir ao casino mas há máquinas de jogo no crew bar, nem lhes toquei para não cair em tentação), dormir, apanhar ar nos decks exteriores, ir ao jacuzi, à piscina, jogar dardos, vir à net, ao teatro, enfim.. há um sem fim de coisas para fazer.
Umas das melhores partes disto tudo são as mordomias! É o luxo a toda a hora. Arrumam-nos tudo, cozinham os pratos mais hilariantes, estão constantemente preocupados se estará tudo bem ou se falta alguma coisa. Lavam e passam a roupinha. Quero ver quando for para casa como é que vai ser..?! Quem me vai servir a fruta e as panquecas ao pequeno-almoço ou trazer-me o expresso no fim do almoço.. ah.. e também quero ver quem me vai dobrar o pijaminha e deixa-lo intocável em cima da almofada.. provavelmente vou ter que voltar rápido para aqui!!!

domingo, 27 de maio de 2007



Estamos a sair de Vancouver. Continuamos em alerta vermelho. Já 3 do nosso grupo apanharam o vírus. Hoje à tarde senti-me mal e tive que ir ao médico mas agora já estou melhor. Deve ter sido uma quebra de tensão ou algo do género, mas como estamos todos tão assustados com esta porcaria, qualquer sintoma é logo motivo para ir ao médico. Não se preocupem que não é grave mas isolam-nos numa cabine por 3 dias e não podemos falar nem ver ninguém até o médico dar autorização para sair de lá..coitados.. que grande seca!! Mas vou falar-vos de coisas boas porque isto do vírus há-se ser passageiro e dentro de alguns dias passamos para laranja ou verde.
Ontem à noite pela 1ª vez consegui relaxar a sério! Antes de jantar fui jogar matrecos. Jantamos e depois fomos até aos bares. 1º fomos ao dos oficiais e depois ao da tripulação.. Foi muito divertido. Bebemos uns copos e dançamos. Passa muito boa música aqui..
Tudo tem sido maravilhoso, está a ser uma experiência fabulosa. Não é só a questão de conhecer gente nova ou países diferentes, é tudo. É acima de tudo um teste à nossa capacidade de adaptação. A língua é, sem dúvida, o desafio mais presente. É difícil exprimir sentimentos em Inglês :) Por muito que vos queira dizer como isto é, não consigo. É tudo tão novo e tão diferente que é quase impossivel organizar ideias e transcrever.. Perco-me a toda a hora. É só escadas e saídas de emergência e corredores intermináveis.. Salas e salinhas.. Gente a passar por mim a cada segundo, cada um com a sua função. Tudo é muito bem organizado.

Obrigada por irem espreitando.. Sinto-me mais próxima de todos sempre que estou a escrever..
A pedido de várias famílias aí têm uma foto em uniforme!! (Um deles!)
Beijos a todos.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

1º dia de trabalho


Hoje começamos a trabalhar. Estavamos todos muito nervosos mas foi pêra doce. Juntaram-nos com as "ashore excursions" (grupo responsável por levar os passageiros para fora do barco e orientá-los em terra) e a única coisa que tivemos que fazer foi guiar os passageiros para a saída. Ninguém se perdeu. Já foi um bom princípio.

Logo à noite vamos buscar os uniformes que estão a arranjar na costureira, que neste caso é um costureiro, e vamos vesti-los pela primeira vez. Vai ser uma noite de gala (Captain's dinner).

Bem.. vou-me embora que ainda quero ir tomar um cafezinho.

Beijinhos a todos

telemóvel avariado

O meu telemóvel avariou. Não vale a pena mandarem mensagens, nem telefonarem.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

I love my job


Aqui vai mais fotozinha para vos lembrar por onde eu ando..

"I love my job" tornou-se a frase oficial do navio desde que nós chegamos aqui..

Andamos a passear pelo barco e volta e meia alguém grita "I LOVE MY JOB!!"

(Claro que já nos disseram que isso é só agora no início mas não nos importamos. O que interessa realmente é aproveitar o momento!)

Terra finalmente!!!

Passei no teste.. eh eh!! Já só faltam mais 4..
Hoje o dia passou rápido, aliás, passam todos. Acordei, fui tomar o pequeno-almoço e fui para o curso. O formador (Mark) deu-nos três horas de pausa e fui a terra. Finalmente. Já estava a ficar um bocado desorientada com esta coisa de barco, barco, barco. Paramos em Skagway, aqui no Alaska, muito giro! À tarde voltamos para a "escolinha" e eram 6h já estavamos todos despachados. Fui para a cabine, vi um filme e depois lá fui eu comer outra vez; ai meu Deus.. isto é só comer! (Não que isso me preocupe muito como vocês sabem, mas às vezes como tanto que quase não me consigo mexer! É fruta. É carne. Sobremesas. Molhos. Saladas. Marisco. Tudo que há de bom.)
Hoje as coisas não estam muito tranquilas aqui no barco. Entramos em alerta vermelho por causa do Norovírus. Não que seja muuuuuuuuuito grave mas dá vómitos e diarreia durante 3 dias e hoje surgiram 12 novos casos.. Enfim.. Fomos interditos de fazer meia dúzia de coisas mas nada de especial.. continua a haver cerveja a 60 cêntimos no bar da tripulação!!
Conheci o Golden Princess que é um irmão gémeo do Diamond, mas não deu para entrar porque eles também estão em alerta vermelho. Estava cá atracado em Skagway. Também havia um da Holland America e um outro da Royal Caribbean (concorrência!) O nosso é sem dúvida o maior e o mais lindo! Neste momento estou a navegar para Juneau, capital do Alaska. Um ilha.
Adoro-vos!

terça-feira, 22 de maio de 2007

Cá estou eu..

Hi Portugal.

Estou a ficar a verdadeira emigrante.
Neste momento estou a sair da Glacier Bay, era suposto termos visto ursos polares mas os "bichinhos" não apareceram!! Paciência, não hão-de faltar oportunidades para os ver.. Amanhã vamos para outro sítio (não me lembro do nome mas também hei-de ter oportunidade de vos contar) e vamos ver as baleias.. Uau..

Hoje fiz o primeiro teste, que medo!! Mas correu bem! O curso 'tá a ser muito fixe; praticamente entramos às 8h e saímos às 18h, com duas horas para almoçar e dois intervalos, um de manhã, outro à tarde.

Hoje descobri mais algumas coisas novas cá em casa.. Boutiques, Ginásios, Teatro, Campo de jogos e Salões de Beleza! Amanhã procuro mais qualquer coisinha. Hoje também me perdi pela segunda vez; ontem andei com um grupo de mais 4 perdidos por hora e meia às voltas, e voltas, e voltas, e voltas à procura do salão da tripulação, mas finalmente encontramos uma alma santa que nos trouxe até aqui, caso contrário, ainda estavamos todos aí às voltas..
Neste momento estou nesse mesmo salão, aqui é onde apanho wireless (às vezes!)
Humm.. mais coisas novas: Portugueses! Só dá portugueses.. nos bares e nos restaurantes! Oficiais até agora acho que só eu e os que vieram comigo.. ah pois é..
E filipinos?? Ui.. Nunca vi tanta comunidade filipina junta.. são aos montes.. é na lavandaria, nos quartos, na manutenção, no lixo, nos bares, nas piscinas, basicamente, a probabilidade de encontares um filipino nos primeiros 10 segundos em que entras nos corredores da tripuação é de.. humm.. 90%.. são mais que as mães!!
Bem.. meus amigos, desculpem lá mas 'tá a chegar o sol da meia-noite e apetece-me ir ver.. Querem vir??! Ah.. Desculpem lá! Esqueci-me que EM PORTUGAL NÃO HÁ DISSO!!!
Beijos a todos.
(Se quiserem ver em tempo real onde está o barco, vão a www.princess.com, seleccionem "ships", depois "diamond", depois "features" e finalmente "Bridge Cam")

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Alaska


esta é só para verem que 'tou mesmo cá.. mesmo na varanda da piscina do deck 14.. daqui a 3 meses tiro outra (em bikini)!!
beijo

é a loucura..

oh meu Deus..
nem sei por onde começar.. isto é lindo.. é uma coisa do outro mundo.. o que estive eu a fazer em Portugal estes anos todos??!

porto-lisboa-londres-seattle-anchorage-whittier 22 horas de viagem.. cheguei estafada! fiquei num GRANDE hotel a descansar e na manha seguinte vieram buscar-me para ir para o barco. que viagem linda!! 1 hora rodeada de arvores no lado esquerdo e mar e montanhas cobertinhas de neve do lado direito.. tão lindo que só me apetecia chorar de tanta emoção!! depois, entramos num tunel (onde tambem passa um comboio) e quando finalmente terminou lá estava o Diamond à nossa espera!! Que mundo..

benvindos a bordo!!!!

entretanto é só novidades.. gente que nunca mais acaba.. paisagens a perder de vista.. um barco que é bem capaz de ser a Avenida dos Aliados em comprimento!!

Hoje foram-nos entregue os uniformes.. ui.. que nivel..

Mas a melhor parte disto tudo está a ser os privilégios que nós temos.. eles pagam tudo, tudo, tudo.. A minha categoria (JAP) é considerada oficial. Fazem-nos a caminha, arrumam tudo, aspiram, limpam, servem-nos à mesa, perguntam se não é preciso mais nada.. Muito mais do que alguma vez pudesse imaginar. Estou com um grupo de mais 11 pessoas, tudo gente muito fixe; no entanto, daqui a uns dias vamos separar-nos todos. Acabado o training cada um vai para o seu barco (esta parte vai ser triste porque já nos habituamos todos uns aos outros) mas há que olhar para a frente e pensar que vou conhecer mais uma cidade flutuante. Mudo-me para o Island Princess no dia 2 de Junho.. em Setembro vou para o México, Puerto Rico, Aruba, Argentina, Jamaica, Canal do Panamá... ui.. mais uma vez até me dá vontade de chorar..

Vou terminar por agora porque ainda não sei para quanto tempo dá o voucher que comprei e quero guardar alguns minutos para amanha por umas fotos..

um beijo grande para todos, estou optima!!

sábado, 19 de maio de 2007

26 horas de viagem

so para vos dizer que cheguei bem, que o Alaska sobrevoado é lindo e que amanha às 10.30 vou conhecer a minha new home.. o Diamond..

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Breve nota

Um breve comentário só para gravar os felizes momentos que se viveram na Queima este ano. Como foi bom e oportuno viver dia sim, dia não.

correio expresso

Hoje pensei que ía de vez.. mas não era para o Alaska..
Tocada a campainha às 10 da manhã, lá fui eu abrir a porta ao estafeta do "correio expresso"..
Documentos, passaporte, papéis, contratos, cláusulas e afins e já só faltam 2 dias.. lá vou eu p'os States: Porto] Lisboa] Londres] Seattle] Anchorage] Whittier. Dia e meio e ponho-me lá, coisa pouca!
Se algum de vocês imaginasse a brutalidade da injecção de adrenalina (ou lá o que era aquilo) que levei enquanto estava à espera que o senhor subisse no elevador para me entregar o envelope.. Ai meu Deus.. Quase morria.. O coração: PUM,PUM. PUM,PUM. PUM,PUM. Porta aberta. Assinatura. Rasganço. E passou. Li tudo. Com calma.
Agora já não sinto que seja a ansiedade a matar-me, agora parece-me que não vou aguentar o medo; o medo de vos ver longe, o medo de não ter medo de quase nada mas, acima de tudo, o medo de não voltar.. Ideias loucas.. vá-se lá saber porquê..
(se calhar é porque ontem um cruzeiro de seu nome Empress of the North se deparou encalhado, em Juneau, no Alaska, terrinha que é, nem mais nem menos, do que o 4º porto do meu 1º itinerário a bordo do maravilhoso Diamond, com a simbólica diferença de sermos mais 3800 lá dentro..)
..
Voltou a ansiedade.
Saio dia 18, às 6 da manhã.