terça-feira, 30 de outubro de 2007

Nao tenho fotos para publicar porque nao tenho saido nos portos por causa do pezinho, mas vou escrever qualquer coisinha.
Sao 2 da manha, hoje o relogio anda uma hora para tras o que signiffica que trabalho uma hora extra. Estamos a caminho da Costa Rica – Puntarenas. Chegamos as 7 da manha, ou seja, o meu final de turno vai ser agitado! Perguntas, troco, reclamacoes… Enfim, ja estou mais do que habituada a levar com estes americanos.
Amanha primeiro que consiga ir dormir vai ser uma chatice. Saio as 8 da manha e tenho que ir ao posto medico tirar os pontos, as 9.45 tenho a simulacao quinzenal de emergencia que so deve terminar la para as 11. So vou deitar-me la para o meio-dia! Isto e se nao for almocar la fora. Confesso que ja tenho saudades de sair. Fiquei tao chateada de nao poder ter saido em Miami, foi a unica vez que paramos la mas era impossivel, tinha acontecido aquilo ao pe ha 2 ou 3 dias, mal conseguia andar. Vi do barco e ja foi bem bom!
Conforme podem ver pelo discurso continuo a fazer noites. Acho que vou fazer dia outra vez 4 ou 5 dias antes de ir embora. Ou seja, na proxima semana. Ja esta quase. A minha cabeca ja nao esta aqui, ja esta em casa. Nao que eu nao goste disto, porque gosto, mas ja me sinto tao cansada e desassossegada que so penso em ficar quieta e calada. Nem me falem em jantares ou convivio… DEIXEM-ME DORMIR uma semaninha e depois a gente conversa :) A minha vontade de ir embora e tanta que ja fiz uma das malas ha mais de uma semana. Ja arrumei com os uniformes de Inverno, com a roupa de Inverno que trouxe para usar no Alaska e com as prendinhas que fui comprando pelo caminho. (Especialmente para a Filipa!!)
Por hoje e tudo. Amanha se tiver com boa disposicao escrevo mais uma cadinho, sim, porque hoje estou chateada! Daqueles dias que apetece meter a cabeca na almofada e desligar o fuzivel!! LoL mas isto passa! :)

sábado, 27 de outubro de 2007

Aqui vai a verdade!!

Agora que ja esta a ficar bom e que ja nao ha risco de me mandarem embora mais cedo, ja posso contar... Voces ja sabem que eu sou achacada a estes azaritos quando viajo, claro que esta vez nao ia ser excepcao... Quando fui fazer rafting na Jamaica cortei o pe numa rocha no rio. Enfim... Coisas que acontecem!!! Mas fiz a tour na mesma ate ao fim, alias, aquela foto em que estou com os meus guias ja tinha o pe cortado e nao me doia nem um bocadinho, so comecou a piorar depois de levar os pontos... Tenho ido ao posto medico todos os dias para fazer o curativo e ja devo tirar o pontos daqui a uns dias, mas ao inicio estava a ver que me iam mandar embora. Nao conseguia por o pe no chao com as dores... O corte e pequeno mas so parou no osso!! Ai Ai..
E agora pensam voces... Ao menos descansaste uns dias... AH AH AH... Isso e que era bom, trabalhei na mesma!! Puseram-me uma cadeirinha e ja foi um figo!! Aqui so nao se trabalha se o navio afundar, mas entenda-se, so mesmo depois de estar la no fundo porque enquanto esta "no processo de" ha que cumprir os deveres de emergencia!!
Nada de preocupacoes!! A coisa ja esta a desinchar e ja caminho sem apoio.
Um beijinho grande a todos.
Faltam 17 dias :)







sexta-feira, 26 de outubro de 2007




Actualizacoes!!

Ja estavam admirados de eu nao escrever ha dois dias, nao era? Pois... Foram dois dias bastante ocupados. Parece imposiivel como se pode estar ocupado a fazer o turno da noite mas e verdade.

La fui na minha tour na Jamaica… foi espectacular!! Adorei aquilo mas nao e brincadeira nenhuma… ha que lhe dar duro e nao vacilar… qualquer coisinha mal feita e a coisa pode dar para o torto. Vejam as fotos abaixo. Nao deu para tirar mesmo “no acto” porque como e obvio nao podiamos levar a maquina no raft!! Paramos a meio numa queda de agua de 200m… ui... que coisa fantastica! Fomos la tomar um banho, mas de capacete, senao, com a violencia que a agua caia, ficavamos sem miolos… Adorei!! Mais uma vez confirmei que o melhor que se leva desta vida sao as emocoes… Juro que quando estava a caminhar para a queda de agua as lagrimas iam a escorrer-me pela cara…

Mas agora vos digo… JAMAICA, a tradicao ainda e o que era. Nao ha preocupacao que chegue aquela gente. Nao ha stresses, e tudo no problem!! Esta transito?? No problem! Estas atrasado para voltar para o barco e ja estas a ver o teu emprego por um canudo?? No problem!! Acabou a gasolina? No problem?? Ali so ha problem quando lhes falta o charrinho para fumar… Mas mesmo assim… No problem, a pedrada anterior ja e tao grande que ha-de durar ate se encontrar mais…

E assim me fico por hoje que ja sao quase 6 da manha e ainda nao fiz nada de jeito. Agora ensinaram a ligar da recepcao, logo, em vez de trabalhar, telefono. Mas atencao: telefono mas pago que eu nao sou ca de caloteirices J

Um beijinho grande a todos. Ja so faltam 18 dias!!

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Esclarecimento!!

Caros amigos e familia. Um pequeno esclarecimento relativamente aos selos. Se eu mando um postal do Mexico com um selo da Nicaragua, significa que eu comprei o postal no Mexico mas so o enviei na Nicaragua... Certo?? Certo!! Era so para nao ter que me voltar a repetir... Ja me chegam os passagerios a fazerem 30x a mesma pergunta!! :)
Beijinhos.

Amanha ha rafting!!

tao velhinhos que eles sao!! porque e que nao ficaram em casa??!


irritamente profundamente porque o mar era azul turqueza e aqui parece esverdeado!!




comi e bebi que foi uma categoria... sempre a sombrinha!!


massagens!!!






Hoje deixo-vos so uma escrita breve. Sao 4 da manha, estamos a caminho da Jamaica. Amanha as 8.30 da manha vou fazer rafting...
Deixo-vos estas fotos da tour em Aruba mas fiquei muito desulidida... Perdi fotos e as poucas que tenho estao de ma qualidade :( :( No entanto, guardo ca dentro as melhores memorias...

Um beijo grande a todos!

domingo, 21 de outubro de 2007

Peixinhos Peixinhos Peixinhos :) :)

Ca vos encontro mais uma vez no sitio do costume.

Hoje passei um dia fantastico. Fui na tal tour que vos tinha falado da ilha… Foi espectacular. Pela primeira vez fiz uma especie de mergulho. Adorei. Peixorros enormes a nadar a minha volta. Adorei mesmo. Tao lindos e tao coloridos. Fantastico. Primeiro custou-me a habituar a respirar pela boca, parecia que ia ficar sem ar, mas depois de me habituar foi muito facil. Estava tao fascinada com a cor dos peixes e com o quao pertinho estavam, que ja nem pensava nisso.
Alem de passar horas dentro de agua, apanhei um solzinho (pouco), comi e bebi ate ficar consolada e admirei aquele cenario maravilhoso. Muito bonita a ilha. Aquele mar azul turquesa com aquela areia branquinha. Que maravilha. Acho que quero repetir esta tour.
Mas como nao ha bela sem senao… Aqui estou eu que nem consigo abrir a pestana. De manha dormi 2 horas antes de ir e, ao final do dia, dormi mais 4 quando cheguei. Esta noite vai ser um castigo!!

Nao vou por hoje as fotos porque ainda nao passei para o portatil mas amanha, como e dia de mar, vou ter tempo para fazer isso quando acordar. Se acordar… Ou seja… Se acordar com antecedencia suficiente :)

Entretanto tenho a dizer-vos que ja so faltam 24 dias para eu me ir embora!!! Estao contentes??... TAMBEM EU!! Tenho a sensacao que quando passar dos vinte para baixo o meu coracao vai comecar a bater mais rapido!! Alias… Acho que ja bate!! Ou talvez nao!
Um beijinho grande a todos. Vou dando noticias.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

19 de Outubro de 2007

Ora muito bem… Aqui vai ficar mais um update do que se tem passado. Voces agora ate vao estranhar eu escrever todos os dias.
Antes de mais quero dizer-vos que a primeira noite nao foi assim tao penosa como eu estava a espera. Ate acabou por passar bem. Por volta das 4.30 deu-me o soninho mas conforme o movimento (pouco) foi aparecendo o sono foi desaparecendo. As 8.30 fui dormir e so acordei as 4 da tarde. Levantei, comi, fui la acima ver o canal e voltei a dormir ate as 10.
Pela primeira vez atravessei o Canal do Panama todo. No cruzeiro passado so fizemos metade e demos meia volta de regresso ao Pacifico. Foi bastante interessante ver como aquilo funciona. Da outra vez ja tinha ficado com uma nocao mas desta vez tive mesmo oportunidade de ver as comportas a abrir e fechar e os “tanques” a encher e vazar. Espectacular. Conforme vos tinha escrito da outra vez: Uma Obra Monumental! Vou levar umas brochuras para que possam ver quando chegar a Portugal.

Amanha as 8.30 chegamos a Cartagena de Indias, Colombia. Acho que nao vou la fora. Para alem de estar cansada, dizem que e perigoso para se ir sozinho, especialmente mulheres. Nao sei. Chegando la logo vejo. Alem disso, ainda volto ca mais uma vez antes de ir embora.
Bom, acho que por hoje e tudo. Um beijo grande a todos. Ja sabem que vos adoro.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007





































Pela primeira vez mudou a rotina no Island Princess. Estou a fazer turno da noite. Entro todos os dias as 11 da noite e saio as 8 da manha. Hoje e a minha primeira noite, sao quase duas da manha e estou a tentar fazer coisas para me manter acordada. Ja fiz todas as tarefas que me competem… Trouxe um livro mas da-me muito sono ler… Vou ter que arranjar alternativas. Todos os meus colegas que ja fizeram noite dizem que a melhor coisa e RED BULL mas eu detesto. So tomei uma vez em Viana e lembro-me que as 10 da manha ainda nao conseguia dormir. Lembraste dessa noite Filipe??? Que ganda festa!! OFF... Bons tempos… Nos queixavamo-nos que aquilo era uma parolice mas era espectacular… Havemos de ir a Viana!!!

Tenho passeado bastante nestes ultimos dias. Temos parado em portos muito exoticos e tenho visto o mais que posso e que o tempo permite. Ha 4 dias atras estivemos na Guatemala… meu Deus! Que miseria. Vejam as fotos abaixo. Tudo tao sujo e tao miseravel. No dia em que la estive, a noite agradeci a Deus por ter nascido em Portugal. As oportunidades ali sao zero e todo o mundo se conforma. Pelo menos frio nao passam.

Depois da Guatemala paramos na Nicaragua. Muito pobre tambem mas em menor escala. Ja vi algumas casas habitaveis e achei piada aos miudos a irem para a escola de uniforme com meia branca por aquelas estradas de terra.

Obviamente os meus adorados passageiros nao veem nada destas coisas. Eles so vem os maravilhosos resorts de luxo, os parques naturais, as praias virgens e os animaizinhos em vias de extincao… Claro que sempre em bons autocarros com ar condicionado que eu digo sinceramente nao sei onde vao arranja-los nestes paises… Mas enfim, tentar abrir mentes a americanos e tarefa muito dificil da qual eu ja desisti ha muito tempo!

Mas tambem vos digo, agora que estou a fazer noites hei-de ir nas tours todas que conseguir e que o meu corpinho (agora com 52 kg) aguentar. Ja marquei duas: uma para Aruba que consiste basicamente em nao fazer nada o dia todo. Despejam-nos numa ilha paradisiaca onde tem um hotel de luxo e o dia fica por nossa conta. Podemos usar todas as instalacoes do hotel e comer e beber ate cair para o lado… Bem ao estilo Americano. A outra tour vai ser na Jamaica: RAFTING!! Ehehehe!!! acho que vou adorar! Tenho pena porque normalmente so vai um tripulante por tour senao era mais fixe ainda… Mas ja se sabe como e. Quem nao paga, nao reclama!

Mais novidades: recebi hoje os meus voos de regresso. Trocaram-me as voltas mas neste caso ate foi bastante bom porque em vez de 5 voos so tenho 3 J

IB7112
13.15 S. Juan de Puerto Rico > 15.00 Miami (45minutos)

IB6122
17.30 Miami > 7.40 Madrid (8 horas e 10 minutos)

IB3122
9.00 Madrid > 9.05 Porto (1 hora e 5 minutos)
Avisaram-me logo que a probabilidade de perder as malas e bastante grande. Acho que a Iberia e perita nisso, especialmente em transatlanticos… enfim… nao posso fazer nada senao esperar… E tambem me disseram que a comida e uma grande porcaria… vamos la ver… quero la saber da comida… eu quero e ir para casa… So de pensar nisso ate me da cuchi – cuchi…
A serio, eu estou a amar esta experiencia, quero definitivamente voltar e esta ja tudo programado nesse sentido, mas a verdade e uma: este ultimo mes, todos os santos dias quando acordo penso em quantos dias faltam para voltar! Vou levando tudo com calma e o trabalho nao me mata mas ha algo fundamental que aqui nesta vida nao se consegue nunca. Silencio, paz de espirito, privacidade. Todos as dias a toda a hora ha algo novo a acontecer. Nunca desde que cheguei consegui passar aquele corredor da tripulacao sem dizer pelo menos 10 vezes bom dia ou boa noite. Cansa. Nao porque dizer bom dia ou boa noite custe mas so porque as vezes simplesmente nao estamos com disposicao para FALAR. Mas enfim… nunca ninguem disse que era facil viver numa casa com 3 mil pessoas!!

Bem… ja chega de discurso por hoje senao amanha nao ha nada para contar, entretanto ja sao 3 da manha. Com as interrupcoes que tive aqui pelo meio sempre ajudou a passar uma horita. Obrigada pela companhia.

Vejam as fotos que vos deixo.
Um beijo grande a todos.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Cabo S. Lucas, areias brancas, mal azul!!A minha companheira de quarto. Shioban - Escocia
A grande equipa de comissarios de bordo - Que lindos que nos somos!!
Joao - Grande amigo!! (Da Trofa!!!)


Um beijo grande a todos. Um mes.


terça-feira, 2 de outubro de 2007

Hoje estou aborrecida!!




Hoje estou aborrecida. Dormi 11 horas.. ja nao estou habituada e acordei mal disposta. Era suposto estarmos na Nicaragua, em Puerto Corinto mas aconteceu qualquer coisa e nao nos deixaram atracar. Diz-se que e ma vontade das autoridades da Nicaragua devido aos litigios que tem havido entre este pais e os EUA mas como e obvio da-se uma desculpa diferente aos passageiros… Enfim… Politiquices… O que eu sei e que queria ter ido a praia e assim tenho que ir a piscina!!
Amanha vamos estar na Guatemala mas parece-me que nao vou ter tempo de ir la fora, o horario mudou… e para nao variar mudou para pior… hei-de la ir no proximo cruzeiro!

Como esta tudo ai pelo nosso Portugalinho?? Tenho saudades… Ninguem diz nada, nao me contam historias novas, nao ha novidades..? Nao me digam que continua tudo na mesma e que so eu e que tenho boas novas para contar…??

Ontem andei a tirar umas fotografias as instalacoes do navio para vos poder mostrar quando chegar. Se procurarem na net encontram muita informacao e imagens lindas mas os bastidores so mesmo quem ca esta e que pode ver…

Bem, meus amigos, deixo-vos assim por hoje. Vou ver se trabalho um bocadinho e depois vou dormir mais um bocado para ver se a minha ma disposicao piora…


Beijinhos a todos!

Deviam estar muito perto de 40 graus e nos na doca a levar com aquele sol durante 6 horas.. Nao pensem que a vida aqui e facil :)

Beijinhos